7.º Encontro do Programa Pró-Mananciais

Programa premiado nacionalmente reúne especialistas, comunidades e gestores para o avanço das microbacias hidrográficas mineiras

Cerca de 500 pessoas participaram da sétima edição do Encontro do Pró-Mananciais (Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais), realizado de 3 a 5 e dezembro de 2025 no Tauá Resort, em Caeté(MG). O evento, promovido pela COPASA-MG, reuniu representantes de diversas regiões do estado e celebrou não apenas a história do programa, mas também seu impacto social, ambiental e econômico.

O município de Mutum foi representado no evento pelo secretário municipal de meio ambiente e saneamento básico, Karone Marllus Rocha de Oliveira, que é integrante do COLMEIA (Coletivo Local de Meio Ambiente) que coordena os planos e monitora a execução das atividades do programa em comunidades localizadas a montante da captação da COPASA-MG. 


Em Mutum, o programa já desenvolveu muitas ações socioambientais importantes como a proteção de grandes áreas de florestas e de nascentes, construção de centenas de barraginhas e caixas secas para contenção de água de chuva, diversas atividades de educação ambiental entre outras ações numa promissora parceria entre COPASA-MG, Prefeitura Municipal, associações e proprietários rurais. Atualmente, o programa está atendendo as comunidades mutuenses de Mata Fria e Alto Dourado, zona rural do distrito de Roseiral.  

O programa é premiado nacionalmente e envolve especialistas, comunidades e gestores com diversas ações visando avanços na conservação das microbacias mineiras, para garantir quantidade e qualidade da água para abastecimento da população. 

Criado em 2017, o Pró-Mananciais já se consolidou como referência em todo o país pelas iniciativas de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas em Minas Gerais, fortalecendo políticas públicas e envolvendo sociedade e instituições em um movimento de cuidado coletivo com os recursos naturais. Atualmente presente em 288 municípios, o programa totaliza R$ 162 milhões investidos em ações que promovem recuperação ambiental, melhoria na qualidade da água e ampliação da disponibilidade hídrica.


Os resultados têm refletido diretamente na vida das comunidades que dependem dessas bacias para subsistência, abastecimento e desenvolvimento local. O diretor de Clientes, Comunicação e Sustentabilidade da Copasa, Cleyson Jacomini, celebrou o alcance do programa e reiterou o reconhecimento nacional conquistado este ano, com a premiação recebida no 23º Troféu Seriema – Prêmio Crea de Meio Ambiente. “É uma grande satisfação ver o Pró-Mananciais ser reconhecido com o Troféu Seriema, considerado o ‘Oscar da Sustentabilidade’. Concorrendo com projetos de grande porte, essa conquista reafirma a potência e a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido”, afirmou. 

O Pró-Mananciais foi estruturado em parceria com a Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento Sanitário e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), que garantiu sua formalização e previsibilidade de investimentos, destinando 0,5% da Receita Operacional obtida com tarifas para o custeio das ações. A diretora-geral da agência, Deborah Carvalho, disse ser uma grande entusiasta do Programa que, segundo ela, “vai além das pessoas envolvidas diretamente nele”, e reforçou o valor das ações contínuas para os resultados alcançados. “O Pró-Mananciais é regulamentado e possui previsibilidade, diferentemente de muitas iniciativas que enfrentam incertezas orçamentárias ano após ano, o que garante a sua continuidade. É um compromisso coletivo e histórico”, destacou. 

A noite de abertura do Encontro contou também com a presença do medalhista olímpico Torben Grael, velejador com seis participações em Jogos Olímpicos e um dos atletas mais premiados do país. Em tom leve e espontâneo, ele compartilhou vivências da carreira, destacou a relação com o mar e fez um alerta sobre os impactos ambientais percebidos ao longo dos anos. “Temos visto rios cada vez mais rasos, perdendo riqueza por falta de proteção. Por isso a importância de projetos como o Pró-Mananciais, que preservam nossos recursos hídricos. Jogar o lixo no lugar correto é uma ação simples, mas essencial para manter vivos nossos cursos d’água”, afirmou. 

Colaboração que impulsiona conquistas

Os resultados evidenciam a força do programa. Já são quase 5 mil propriedades rurais beneficiadas e cerca de 10 milhões de pessoas impactadas, considerando as regiões abastecidas pelas bacias recuperadas. Ao todo, foram 347 bacias trabalhadas, aproximadamente 44.703 km. Segundo Luciana Campos, gerente de Desenvolvimento Ambiental da Copasa, o encontro visa a troca de experiências e o reconhecimento coletivo com bons resultados. “Tivemos investimentos importantes, que proporcionaram ações de cercamento, terraceamento, construção de barraginhas e educação ambiental”, explicou. 

A superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Luciana Barbosa, reforçou que o Programa é uma ação efetiva de realização do propósito da Copasa. “O 7.º encontro do Pró-Mananciais certamente nos proporcionou novas entregas e aprendizados que irão potencializar o Programa e seus resultados, melhorando a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente”, reforçou. Luciana também destacou a importância dos Colmeias (Coletivos Locais de Meio Ambiente), grupos formados, principalmente, por moradores e instituições parceiras – como a Arsae, prefeituras, Emater, sociedade civil e demais instituições presentes no território, que atuam no diagnóstico, planejamento e monitoramento das ações, fortalecendo a governança ambiental e garantindo a perenidade das ações. Na quinta-feira (04/12), segundo dia do evento, oficinas temáticas foram direcionadas ao fortalecimento desses coletivos. Integrado à Agenda ESG da Copasa e alinhado ao ODS 6 da ONU, o Pró-Mananciais segue crescendo e impactando vidas, consolidando-se como um dos maiores programas ambientais de Minas Gerais.

Fonte: Copasa / Semasa Mutum

Karone Marllus Rocha de Oliveira
    Secretário M. Meio Ambiente e Saneamento Básico - Prefeitura Mutum
Membro do COLMEIA - Coletivo Local de Meio Ambiente - PRO-MANANCIAIS