Um patrimônio cultural "invejável"

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da prefeitura de Mutum realizei palestras em duas escolas municipais falando um pouco sobre o potencial ecoturístico da cidade com destaque para a Pedra Invejada. A Pedra é um bem patrimonial cultural tombado e um dos principais cartões postais do município. 
Representando o Grupo Auge de Montanhismo e a ASSEM&CDL de Mutum estive nas Escolas Municipais de São Roque (04/09) e de Lajinha de Mutum (10/09) juntamente com o Secretário Municipal de Cultura, César Tomé e a servidora Martha Oliveira para bater um papo com os alunos sobre Patrimônio Cultural. A iniciativa integra um projeto da Secretaria para valorizar e preservar os bens tombados, viabilizar estudos de novos patrimônios culturais, bem como fomentar outras manifestações culturais na cidade e região.


Além do aspecto cultural a Pedra Invejada tem um grande potencial turístico principalmente para a prática do montanhismo (trekking, escalada, rapel, arvorismo), voo livre, camping, etc.  A Pedra que é localizada no córrego de São Roque, às margens da rodovia MG-108 entre Mutum e Lajinha, é o maior bloco compacto de puro granito  da América do Sul com 1.575 metros de altitude. A flora, a fauna e muitas nascentes também são grades riquezas da região que carece de ações de proteção, preservação e projetos para a exploração sustentável desse importante patrimônio mutuense.