"Romper fronteiras: Uma nova visão de Associativismo"

Ir além, ousar, fazer diferente e a diferença, superar metas e expectativas, empreender sempre. Mas muitos se estabelecem na mesmice, repetindo passos e deixando de buscar o novo, seja por medo, despreparo, comodismo ou motivo outro qualquer.
"Romper fronteiras: Uma nova visão de Associativismo" foi o tema do XVI Congresso das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) Mineiras realizado nos dias 24 e 25/10 que enfatizou bem os mecanismos e as potencialidades humanas para romper fronteiras e assim, alicerçados nos princípios do associativismo, conseguir inovar e efetivar expressivas e necessárias conquistas.
A edição n.º 25 do Informativo Lojista da ASSEM&CDL, além de trazer notícias do nosso Movimento e orientações importantes para os filiados, reporta alguns projetos e eventos que evidenciam os resultados dessa nova e virtuosa visão do associativismo.
Celebramos o jubileu de prata e de cristal das entidades. Por estes 25 anos da ASSEM e 15 anos da CDL em Mutum temos muito que comemorar e, também, preparar-nos ainda mais para as oportunidades e os desafios vindouros, pois entendemos o nosso papel como bem disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais na abertura da solenidade do Mérito Empresarial 2013, afirmando que somos construtores de mudanças e de progresso transformando a economia do Estado e do País.
Nesse sentido, intensificamos nos últimos meses 4 ações estratégicas: 1- Campanha “Mutum dá Prêmios” com os sorteios dos Pais e das Crianças; 2-Assumimos a secretaria executiva do CBH Manhuaçu;  3-Ampliamos a parceria com o BDMG com treinamento para nossa equipe e oferta de novas linhas de crédito;  4-Estreitamos o  relacionamento com os órgãos públicos municipais, especialmente com a Prefeitura visando melhorias para o comércio e a população em geral.


ASSEM&CDL têm promovido a  viabilização de subsídios para o empresariado mutuense que, com certeza, é a mola mestra que movimenta a economia local, pois ao produzir, cria oportunidades de trabalho e recolhe impostos. E muitos são os entraves que inibem as empresas de exercerem essa relevante função social: burocracia, tributação elevada e complexa, infraestrutura ruim, dificuldade de acesso a crédito, etc.
Para vencer obstáculos e romper fronteiras é essencial o exercício do esforço conjunto e organizado através das entidades classistas como as ACEs, CDLs e Sindicatos. A realidade é outra quando os empreendedores, unidos e mobilizados, têm fortalecida a sua capacidade de fazer valer as suas reivindicações junto ao governo e outros órgãos.
Finalizando, faço dois agradecimentos especiais. O primeiro a todos os diretores voluntários, associados,  funcionários e apoiadores da ASSEM&CDL que contribuíram muito para o crescimento das entidades nesses 25 e 15 anos de trabalho, agenciando o progresso empresarial em Mutum. E oportunamente, agradeço à ASSEM&CDL pela honrosa homenagem que recebi em Belo Horizonte, sendo agraciado com a medalha do Mérito Empresarial, principalmente por ter sido indicado pelos associados, neste último ano da gestão, para representar Mutum no relevante evento promovido pela Federaminas.
( Editorial do Informativo Lojista n.º 25 - Ano 7 - Ago a Out/13 )