Ciência e inovação na gestão das águas de Minas

Nos dias 25 a 27 de março de 2014 participei da SEMANA DAS ÁGUAS DE MINAS GERAIS promovida em Belo Horizonte pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) como tema Ciência e inovação na gestão das águas”. 

Estive representando o Comitê da Bacia Hidrográfica das Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) e as entidades da sociedade civil através da ASSEM&CDL na semana que é um dos mais importantes eventos sobre gestão de recursos hídricos do País que permitiu o debate sobre os principais desafios do século 21 envolvendo água, clima, ciência e tecnologia. 

Com o Secretário de Estado de
Meio Ambiente Adriano Magalhães 
Alguns dos destaques foram o lançamento do Portal InfoHidro http://portalinfohidro.igam.mg.gov.br, de Relatórios de Gestão e Situação, a Mostra científica “Água e Energia” e a produção da Agenda Técnico-Científica para Recursos Hídricos no Estado. As palestras, cursos e oficinas também foram muito produtivas. 

A Semana teve a participação dos secretários de estado Adriano Magalhães (Meio Ambiente) e Narcio Rodrigues (Ciência e Tecnologia), representantes da ANA, COPASA, CEMIG, CREA-MG, UFMG, Hidroex e FIEMG, membros de CBHs, pesquisadores e universitários. 

Com o Diretor da COPASA 
Tilden Santiago
Na ocasião, abordei, entre outros assuntos, a necessidade iminente da troca do local de captação de água pela COPASA em Mutum com o Diretor de Meio Ambiente da companhia Tilden Santiago que se comprometeu com a demanda mutuense. O assunto já havia sido tratado em reuniões do CBH Manhuaçu, sendo considerada como questão prioritária no município pois, interfere diretamente na qualidade de vida da população mutuense. 

Saiba mais: www.semanadasaguas.com.br      www.igam.mg.gov.br